Este livro se dirige a professores de língua portuguesa, a profissionais da educação interessados em questões de linguagem, especialmente aquelas relacionadas ao ensino de escrita e à construção da coerência textual. Na primeira parte, há uma discussão sobre conceitos como referenciação, coesão, e coerência textual, focada não somente nas atividades do sujeito como também nas situações interativas, e aborda brevemente sobre o tratamento que as escolas dão à coerência. Na segunda parte, há a análise da produção escrita de três sujeitos, que representam a turma de alunos da qual faziam parte. O leitor pode visualizar, na prática de produção escrita, a atuação dos mecanismos linguísticos abordados teoricamente no capítulo anterior.
Entre a metodologia investigativa da pesquisadora e o olhar de professora envolvida nas situações de produção da escrita, ao longo do Ensino Fundamental II e início do Ensino Médio, o leitor pode mergulhar nas análises dos textos, nas estratégias que seus autores usaram para dar validade aos seus dizeres. Tudo com um embasamento linguístico necessário, que situa o texto dentro de uma concepção de linguagem como atividade dinâmica, construída em parceria entre os sujeitos e os outros com os quais interagem.
Código: |
L004-9788575912560 |
Código de barras: |
9788575912560 |
Peso (kg): |
0,163 |
Altura (cm): |
21,00 |
Largura (cm): |
14,00 |
Espessura (cm): |
0,60 |
Autor |
Edilaine Buin-Barbosa |
Editora |
EDITORA MERCADO DE LETRAS |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
124 |
Ano de edição |
2012 |
Número de edição |
1 |