Por que escrevemos? Como escrevemos? O que acontece em nossa mente enquanto escrevemos? Para quem pensamos que escrevemos? Quais as relações entre leitura e escrita? Como aprendemos e como ensinamos a produzir textos? O que sabemos sobre o ato de escrever? Em torno dessas indagações, a autora articula as teorias mais atuais (Bakhtin, Vygotsky, Bronckart, Scheneuwly) à pesquisa etnográfica educacional, procurando compreender o fenômeno da escrita e as práticas escolares de produção de textos. Descreve e analisa comentários de professores e alunos diante de textos em progresso (rascunhos) e reflete sobre o que esses diálogos revelam a respeito dos próprios processos interativos, da aprendizagem e do papel do professor e dos colegas na ampliação do universo lingüístico do aluno. Este trabalho demonstra que o ensino de produção de textos é muito mais que "oferecer um tema interessante e corrigir rigorosamente uma única versão da redação para dar nota". Deve envolver a escrita como um processo interativo em vários níveis e em muitas etapas, o que tem sido geralmente ignorado na prática escolar com visíveis prejuízos para os alunos.
| Código: | L004-9788523004750 |
| Código de barras: | 9788523004750 |
| Peso (kg): | 0,220 |
| Altura (cm): | 21,00 |
| Largura (cm): | 14,00 |
| Espessura (cm): | 1,50 |
| Autor | Lucília |
| Editora | EDITORA UNB |
| Idioma | PORTUGUÊS |
| Encadernação | Brochura |
| Páginas | 173 |
| Ano de edição | 2010 |
| Número de edição | 1 |

