• A escola que se tem e a que se quer: um enfoque local e comunitário

O estudo apresentado pelos autores traz, no seu bojo, a admissão da existência de uma instituição escolar constituída a partir da história dessa comunidade, em que se coloca em evidência o processo pelo qual eles produzem socialmente as suas vidas, cuja finalidade de sua criação foi para satisfazer determinadas necessidades humanas. Isso significa que elas não se constituem como algo pronto e acabado que, uma vez produzida, se manifesta como um objeto que subsiste à ação da qual resultou, mesmo após já concluída e extinta a atividade que a gerou. Para satisfazer as necessidades humanas, as instituições são criadas como unidades de ação. Constituem-se, pois, como um sistema de práticas com seus agentes e com os meios e instrumentos por eles operados tendo em vista as finalidades por elas perseguidas. A especificidade de uma pesquisa em uma comunidade local é a marca registrada destes pesquisadores, que atuam em um Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local da Universidade Dom Bosco - (UCDB). Embora seja possível averiguar de desenvolvimento socioeconômico no município, os autores constatam que há acentuados desencontros entre a escola que se oferece, a que se tem, e a que se quer, em uma comunidade carente, e o papel das de governo vem sendo central nesses desencontros, por conta das formas como vem sendo postas e implementadas na organização escolar por de governo e pelo desconhecimento de forma geral da comunidade em questão.

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Autor Heitor Romero Marques
Editora APPRIS
Idioma PORTUGUÊS
Encadernação Brochura
Páginas 301
Ano de edição 2015
Número de edição 1

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A escola que se tem e a que se quer: um enfoque local e comunitário