• A construção coletiva na escola como espaço de formação

Considerar a escola como o lugar privilegiado para a formação docente, onde a construção do conhecimento se constrói na interação com o outro, nos faz perceber que o professor é, antes de tudo, uma pessoa em evolução, em busca de um tornar-se uma pessoa em relação ao outro. Para isso, a escola, na sua estrutura organizacional, deve privilegiar espaços de formação continuada para os docentes. A escola, quando constituída como articuladora dos espaços coletivos, oportuniza a construção de redes de conhecimento na qual um aprende com o outro, através da troca, da observação, do questionamento, do conhecimento, do relacionamento. Os professores aprendem informalmente com seus pares e a partir de suas próprias experiências. Como eixo articulador da coletividade e espaço de formação, a escola envolve todos os segmentos da comunidade. Dessa forma, o processo de aprendizagem e desenvolvimento profissional, quando adotado e incorporado, poderá constituir o eixo de aprendizagem da escola, em sua busca por oferecer processos de ensino-aprendizagem que façam a diferença para todos os participantes: professores, alunos, pais, administradores e comunidade. à medida que a escola coletivamente busca soluções para seus problemas, um novo conhecimento é gerado, sugerindo alternativas de ação.

Código: L004-9788581925561
Código de barras: 9788581925561
Peso (kg): 0,200
Altura (cm): 21,00
Largura (cm): 14,80
Espessura (cm): 0,20
Autor Regina Candida Führ
Editora APPRIS
Idioma PORTUGUÊS
Encadernação Brochura
Páginas 125
Ano de edição 2015
Número de edição 1

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

A construção coletiva na escola como espaço de formação