• Didática do ensino de filosofia

Este livro visa apresentar fundamentos didático-metodológicos para o ensino de Filosofia na Educação Básica, especialmente no Ensino Médio. A partir de reflexões filosóficas de autores clássicos da filosofia moderna e contemporânea como Rousseau, Kant, Hegel, Adorno e Agnes Heller, procura-se evidenciar perspectivas e pressupostos teórico-metodológicos que possam auxiliar os/as professores/as de Filosofia na compreensão da especificidade de seu trabalho em sala de aula. A autonomia para a emancipação do homem é problematizada à luz do pensamento de Rousseau; a tarefa de ensinar Filosofia e a filosofar é apresentada na ótica kantiana; o trabalho com os conteúdos filosóficos de acordo com o pensamento helgeliano; o método e os pressupostos da recepção filosófica são analisados e discutidos a partir da visão helleriana; a atualidade da Filosofia e o método como problema filosófico são fundamentados na perspectiva teórica de Adorno e Horkheimer. O Método do Ensino de Filosofia é apresentado na perspectiva da própria Filosofia. Pensar filosoficamente o ensino de Filosofia implica tomar ao mesmo tempo tanto a Filosofia quanto seu ensino como problemas propriamente filosóficos.

Código: L004-9788544414712
Código de barras: 9788544414712
Peso (kg): 0,320
Altura (cm): 21,00
Largura (cm): 14,00
Espessura (cm): 0,90
Autor Luciana da Silva Geraldo Balduino; Teixeira Horn
Editora CRV
Idioma PORTUGUÊS
Encadernação Brochura
Páginas 150
Número de edição 1

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

Didática do ensino de filosofia