Os autores apresentam com concisão e clareza as con-tri-buições da sociologia e da psicologia às ciências da edu-cação, no intuito de tratar seus pro-blemas com melhor conhecimento de causa. Eles refazem o percurso da ciência da educação desde o fim do século XIX em seguida, determinam o estado atual dessa área de estudo, tanto no que diz respeito ao ensino universitá-rio- de ciências da educação, quanto às instituições de pesquisa em educação. Como com-ple-mento, Plaisance e Vergnaud se per-guntam quais são as diferentes con-cepções do procedimento científico em educação e quais são suas bases epistemológicas. O conteúdo de certos trabalhos, mas também seus fundamentos teóricos, são examinados quanto à filosofia, à psicologia e à história. A problemá-tica das desigualdades diante da esco-la e na escola é objeto de uma apresentação mais pormenorizada sob o ângulo dos fatos coletados e, ao mesmo tempo, sob o de suas interpretações. As pesquisas em ciências sociais são, enfim, apresentadas em sua renovação: observações e objetos novos, orientações teóricas em discussão entre os pesquisadores. Sem pretender chegar à exaus-tão, tais referências proporcio-nam ao leitor a possibilidade de se situar no âmago de certos debates cien-tíficos essenciais sobre a educação e a formação. A intenção desta obra é apresentar as peças essenciais do debate sobre a pesquisa em educação, privi--legiando as abord
Código: |
L002-9788515025046 |
Código de barras: |
9788515025046 |
Peso (kg): |
0,190 |
Altura (cm): |
21,00 |
Largura (cm): |
14,00 |
Espessura (cm): |
0,90 |
Autor |
Gerard Vergnaud |
Editora |
EDIÇÕES LOYOLA |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
152 |
Ano de edição |
2003 |
Número de edição |
1 |