Partindo do pressuposto que no processo de alfabetização há um privilegio da aprendizagem do código escrito em detrimento da fala, sendo esta, muitas vezes, utilizada como instrumento de apoio a essa aprendizagem, esta obra busca descrever e analisar como foi se construindo o espaço de participação e de fala dos alunos numa turma de alfabetização. Nesse caso, as reflexões teóricas acerca da alfabetização, apresentam discussões sobre os processos de ensino-aprendizagem da escrita, da leitura e, particularmente, do lugar dado à fala e à participação do aluno, nesse contexto. Considera os aspectos referentes à interação e as práticas discursivas em sala de aula, fundamentais para a compreensão de como os participantes se posicionam, se envolvem e significam a sua realidade. Ao longo do texto o leitor acompanhará o cotidiano da sala de aula e as ações docentes desde o momento inicial das aulas (primeiros diais). Acompanhará as práticas docentes voltadas para a alfabetização, juntamente, com a promoção e construção do espaço de oralidade. Verá como a professora procurou promover o espaço de participação e de fala dos alunos, levantando e problematizando questões, dando repercussão à fala das crianças e valorizando suas vivências. Em um segundo momento, o leitor poderá constatar como as ações da professora indicaram os limites e regras na construção da participação e da fala em sala de aula. Verá como a docente desenvolveu práticas pedagógicas visando construir e garantir o espaço de participação, fazendo com que os alunos se posicionassem frente às diferentes situações que emergiram no contexto da alfabetização. Dentre essas práticas a obra apresenta uma experiência com atividades de leitura e outra de construção de projeto de participação e de co-responsabilidade com o funcionamento da sala de aula, desenvolvido por meio de atividades orais e de escrita. O texto revela que as ações da professora, indicam a preocupação em construir um espaço alfabetizador em que os alunos possam participar, falar, se posicionar e aprenderem a ler e a escrever. O leitor poderá observar como esse conjunto de elementos pode conviver no espaço alfabetizador e resultar em experiências de sucesso.
Código: |
L004-9788562480744 |
Código de barras: |
9788562480744 |
Peso (kg): |
0,360 |
Altura (cm): |
21,00 |
Largura (cm): |
15,00 |
Espessura (cm): |
1,00 |
Autor |
Marco Antonio Melo Franco |
Editora |
CRV |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
156 |
Número de edição |
1 |