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"O livro analisa uma das mais recentes experiências de formação de professores no Brasil, a Licenciatura em Educação do Campo (LEC). No seu texto, Claudio Felix localiza a questão crucial que é a luta de classes. Luta que se expressa no campo, na disputa de projetos de desenvolvimento educacional, social e econômico, na luta dos movimentos sociais que pressionam o Estado e seus Governantes pelos seus direitos, entre os quais o direito a educação pública de qualidade. Aqui o leitor ou a leitora atentos encontrarão a demonstração das contradições que entra a Licenciatura em Educação do Campo ao “adotar fundamentos teóricos oriundos do escola novismo e do relativismo epistemológico e cultural que se constituíram em suportes para as reformas no âmbito da formação de professores levadas a cabo desde os anos 90 do século XX pelas políticas conhecidas como neoliberais.” O autor traz questionamentos necessários ao debate pedagógico quando estuda os fundamentos das propostas das LECs e identifica tanto o núcleo orientador das mesmas, as pedagogias do “aprender a aprender”, quanto a presença das perspectivas relativistas epistemológicas e culturais, embora alguns projetos político-pedagógicos (PPPs) anunciem o marxismo como uma das suas bases teóricas." - Celi Taffarel (Excertos do prefácio)

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Autor Cláudio Félix dos Santos
Editora AUTORES ASSOCIADOS
Idioma PORTUGUÊS
Encadernação Brochura
Páginas 192
Ano de edição 2013
Número de edição 1

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O "aprender a aprender" na formação de professores do campo