A coletânea “Formação docente: debates contemporâneos” reúne textos de pesquisadores/as vinculados à linha de pesquisa Políticas, gestão e formação docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás/Regional Jataí e autores/as convidados/as os quais abordam, por meio de relatos de pesquisas concluídas, as políticas, concepções e práticas dos processos de formação de professores. Considerando a pluralidade de referenciais, almeja contribuir com o avanço do debate teórico e socializar a produção dessa área de pesquisa. Considerando o contexto de incessantes tentativas de desmonte da educação pública e de esfacelamento do trabalho docente, o livro “Formação docente: debates contemporâneos” congrega textos, em sua maioria resultados de pesquisas empíricas, de pesquisadores de diferentes instituições nacionais e internacional, que se ocupam da reflexão acerca desse fenômeno naquilo que tange suas concepções, políticas e práticas, sob diferentes referenciais teórico-metodológicos. Temas como identidade docente em tempos de crise, a formação inicial e a inserção na profissão, representações de professores, a formação e sua interlocução com as escolhas profissionais e os loci de atuação além das políticas educacionais e seus efeitos na formação e organização escolar são abordados nessa coletânea e, diante disso, estudantes, professores/as, pesquisadores/as e todos/as aqueles que defendem a educação pública de qualidade socialmente referenciada, podem se interessar pela leitura da obra. O desafio, portanto, é socializar o conhecimento produzido na área contribuindo com a defesa intransigente do papel do professor – e seus processos formativos – como protagonista dessa escola que queremos.
Código: |
L004-9788544438473 |
Código de barras: |
9788544438473 |
Peso (kg): |
0,380 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
1,30 |
Autor |
Ari Raimann |
Editora |
CRV |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
214 |
Número de edição |
1 |